Tempo de leitura: 3 minutos
A falta de água é uma realidade em muitas regiões do Brasil e, pensando nisso, na questão econômica e principalmente na sustentabilidade, muitos condomínios apresentaram certa preocupação com a instalação de sistemas que auxiliem a minimizar alguns problemas relacionados à utilização da água.
Realizar captação e reúso de água é uma excelente opção para tornar um condomínio sustentável. Na aplicação deste sistema são utilizadas cisternas para o condomínio, que armazenam a água para sua reutilização, gerando assim maior economia. Veja as principais vantagens e algumas dicas para implementar este sistema também no seu condomínio:
Economia para o condomínio
A implementação de um sistema de captação e reuso da água, além de ser um meio inteligente de lidar com uma possível falta de água, contribui financeiramente para o condomínio, podendo gerar até 40% de economia no consumo de água.
O sistema é simples
Captar e reaproveitar a água pode ser muito mais simples em um condomínio do que se imagina. Alguns, inclusive, já contam com reservatórios para escoar a água da chuva.
Funcionamento do sistema
A água da chuva é captada do telhado e coletada para calhas que a levam até um reservatório. Após isso, passando por um processo de filtragem, ela é enviada para uma caixa d’água. A partir da caixa d’água, ela é distribuída para uso diverso no condomínio.
O tratamento das sujeiras e impurezas desta água captada devem ser eliminadas por meio de um filtro. A água é armazenada em tanques ou cisternas e depois succionada por uma bomba centrífuga, onde recebe uma solução para eliminar bactérias e outras contaminações.
Através de um filtro de profundidade, são retiradas partículas em suspensão e a água é novamente armazenada em tanque ou cisterna, ficando pronta para ser reutilizada.
Existem diversos tratamentos para água de reúso que podem ser adotados, mas eles variam de acordo com o uso final da água, espaço disponível para instalação do sistema, volume a ser tratado, entre outras variáveis.
Equipamentos necessários para a captação e reuso da água
Veja quais os equipamentos necessários para implementar um sistema de captação e reuso de água. Caso seu condomínio ainda não possua um sistema coletor, é necessário primeiro instalá-lo.
- Bacia coletora para o telhado para captar a água da chuva;
- Calhas e coletores para segurar resíduos como galhos, folhas e outras sujeiras maiores;
- Filtros de areia para selecionar a maior parte das partículas contaminantes que estão na água da chuva;
- Filtro desferrizador, que tem como objetivo retirar o ferro e o manganês que estão na água;
- Separador de primeiras águas para separar a primeira chuva, esta água não deve ser reaproveitada.
- Unidade de desinfecção para retirar as bactérias da água utilizando cloro, ozônio ou algum outro material;
- Cisterna para armazenar a água da chuva, resguardando-a da entrada de sujeira e luz do sol;
- Sistema de pressurização para enviar a água estocada para as caixas de alimentação;
- Caixas de alimentação, um tipo de reservatório;
- Tubulação para uso independente e exclusivo da água reservada para reutilização.
Onde a água captada pode ser utilizada?
A água coletada pode ser utilizada para atividades como lavagem de calçadas e áreas externas, regar os jardins e descarga nos banheiros, por exemplo.