O desafio da Manutenção dos Serviços Condominiais

Tempo de leitura: 2 minutos

Manter um condomínio funcionando completamente de forma perfeita é um desafio e tanto para qualquer gestor. Em tempos de pandemia, onde muito serviços estão parados e tendo que manter distanciamento social e medidas sanitárias rigorosas, fica ainda mais difícil. Porém, alguns serviços condominiais são essenciais e não podem deixar de ser executados nem mesmo durante a pandemia. Portanto, uma das principais funções do síndico/gestor do condomínio é garantir o funcionamento dos serviços fundamentais como ações de limpeza e manutenção de equipamentos, estruturas e sistemas. Veja quais tipos de manutenções e ações devem ser priorizadas:  

Higienização e manutenção do reservatório de água

O ideal, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, é que a higienização e manutenção dos reservatórios de água aconteça pelo menos duas vezes ao ano. Mesmo período indicado para limpeza das tubulações de esgoto.

Além disso, é preciso fazer a impermeabilização do reservatório. E lembrar que sempre após alguma obra no reservatório, é preciso higienizá-lo. Para que essa tarefa seja executada com segurança, os profissionais envolvidos devem trajar:

• Vestimentas apropriadas;

• Mascára;

• Luvas de borracha;

• Par de botas de borracha.

A análise bacteriológica é um requisito para verificar se a água está potável e, se assim atestado, disponibilize o resultado para os moradores.

Manutenção dos extintores e mangueiras

Os extintores de incêndio H2O precisam ser recarregados a cada 12 meses. Os de CO2, por sua vez, inspecione a cada 6 meses e recarregados apenas se for necessário. Mas, atenção também com as mangueiras dos extintores. Elas devem ser ser submetidas a teste hidrostático a cada cinco anos.

Dedetização

Uma prioridade do condomínio deve ser manter o controle de pragas e insetos. É comum, principalmente em determinadas regiões, a presença de baratas, cupins, mosquitos, ratos, morcegos, entre outros. Por isso, é importante que a dedetização seja feita, no mínimo,  a cada 6 meses. Mas consulte uma empresa especializada para verificar se seu condomínio não demanda dedetizações em intervalos menores.

Manutenção de elevadores

Atualmente, elevadores são muito seguros e raramente ocorrem acidentes graves, mas é preciso estar atento quando algumas falhas começam a ser observadas, como solavancos, travamento total das portas ou parada desnivelada. 

Para evitar problemas maiores, é importante fazer uma manutenção preventiva dos elevadores, assim você mantém a qualidade no desempenho e segurança. É recomendado que as revisões preventivas sejam mensais e a vistoria completa anual. 

Inspeção e manutenção das instalações elétricas

A não ser que seu condomínio tenha apresentado falhas elétricas, esse serviço pode ser feito a cada 5 anos. Se for um empreendimento novo, a inspeção pode acontecer após 10 anos de uso do prédio. Além da segurança, ter instalações elétricas em dia contribui para a redução da despesa com energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *