Como alinhar a responsabilidade do síndico e da administradora?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Síndico e a administradora de um condomínio devem trabalhar sempre em conjunto para garantir a segurança e o conforto de todos os moradores. Mas é fundamental que exista uma divisão entre as tarefas de cada um para manter a organização. 

Por isso, é muito importante que fique claro o que é responsabilidade do síndico e da administradora dentro do condomínio. Assim, vai ficar um pouco mais simples compreender como organizar as tarefas em cada situação dentro do empreendimento. 

Síndico

O síndico é o representante legal do condomínio e suas responsabilidades estão descritas no artigo 1.348 do Código Civil. Ele pode contratar terceiros para auxiliar em algumas atividades, como contadores e até a administradora, mas ainda responde por diversas demandas. De acordo com a lei, o síndico deve prestar contas aos moradores, e suas decisões precisam ser tomadas em conjunto.  

Além disso, ele cuida da cobrança de condôminos inadimplentes, contrata fornecedores, convoca assembleias, intermedia conflitos e garante que o regimento do condomínio seja cumprido.

Administradora

Os condomínios atuais funcionam como verdadeiras empresas. então, se o síndico é responsável pela gestão mais estratégica do condomínio, a administradora atua como um braço direito, executando algumas ações necessárias e cuidando da parte jurídica, já que os condomínios  exigem uma série de medidas legais e contábeis para garantir organização financeira e segurança aos moradores.

Nesse sentido, a administradora pode ficar responsável por atividades como:

• Previsão orçamentária do condomínio;

• Planejamento de gastos;

• Contratação;

• Pagamento;

• Demissão e contratação de funcionários;

• Entre outras.

É muito importante salientar a necessidade de um bom relacionamento entre síndicos e administradoras. Quando isso não acontece, pode resultar em falhas de comunicação, atrasos, dificuldade no controle da inadimplência, entre outros. Nos piores casos, o condomínio pode até sofrer com fraudes ou desvios de dinheiro.

É fundamental que o síndico atue sempre com foco no objetivo principal: garantir a boa administração do condomínio e o bem-estar na vida em comunidade. E os gestores devem estar à parte do trabalho da administradora para se certificar de que tudo está sendo feito conforme as decisões tomadas em assembleia geral. Pois, no final do dia, as principais vítimas de um relacionamento conturbado entre síndico e administradora são os próprios condôminos, cuja vida e imóveis são afetados por possíveis erros ou pela má administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *