Portaria Virtual: Segurança e economia para o condomínio

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Nos últimos anos, as portarias virtuais ganharam popularidade nos condomínios brasileiros, pois unem duas grandes vantagens: mais segurança e redução de custos. Sem a necessidade da presença física de um porteiro, a portaria virtual está diretamente ligada a uma central, na qual um funcionário controla a entrada e saída de moradores, visitantes e fornecedores de serviços.

O controle de acesso dos condôminos é garantido através de um sistema de identificação, que reconhece o morador. Já a entrada e saída de visitantes e fornecedores de serviço é realizada por meio da comunicação com um atendente diretamente da central de monitoramento. 

Assim, o funcionário identifica o visitante e interfona para o morador verificando se a entrada pode ser autorizada. Para isso, o condomínio deve contratar uma empresa terceirizada, que ficará responsável pelo serviço de portaria.

Benefícios da Portaria Virtual

Todo síndico deseja encontrar a melhor solução para equilibrar as contas do condomínio, sem que se perca a qualidade dos serviços oferecidos aos condôminos. Por isso, para muitos, a Portaria Virtual vem se mostrando a solução ideal. Alguns dos principais benefícios da implementação dessa tecnologia são:

  • Redução no custo de mão de obra. Segundo especialistas é possível diminuir o custo de condomínio em 50% utilizando este tipo de serviço;
  • Diminuição do risco de o condomínio ter processos trabalhistas, pois a segurança é terceirizada;
  • Aumento da segurança. Para a portaria virtual será necessária a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança;
  • Economia de tempo e dinheiro com o treinamento de funcionários como porteiros e empresa de segurança;
  • Pode evitar conflitos de relacionamento e desvio de função, pois o porteiro não estará fisicamente no condomínio;
  • A portaria virtual funciona 24 horas.

Quanto custa a Portaria Virtual?

O preço de portaria virtual é uma dúvida bastante comum entre os síndicos. O valor pode variar de acordo com a cidade e número de unidades presentes no condomínio, ficando entre R$ 4.500 a R$ 7.000 mensais, incluindo o custo da instalação e implementação de todo o sistema.

Um investimento alto como esse pode pesar bastante no bolso do condomínio, no entanto, é importante considerar as possibilidades de economia a longo prazo com a contratação do serviço de portaria virtual para condomínio. Como foi apresentado acima, especialistas garantem que é possível reduzir o custo da taxa condominial em até 50% utilizando este serviço. Além disso, alguns condomínios relatam uma redução de despesas de até R$ 100 mil no período de um ano devido a implantação do sistema de portaria virtual.

Quais os equipamentos necessários para a Portaria Virtual?

Ao fazer a contratação do serviço de portaria virtual, o condomínio precisa instalar alguns aparatos tecnológicos. Os mais comuns são:

  • Câmeras de segurança para controle da entrada de pessoas no condomínio;
  • Aparelhagem de identificação dos condôminos, geralmente com sistemas de biometria, tags ou QR Codes;
  • Conexão com internet, para que as imagens sejam transmitidas em tempo real.

Também, vale destacar que, após a contratação da empresa e da instalação dos equipamentos da portaria virtual, o condomínio precisará arcar com manutenções preventivas e periódicas para que tudo funcione corretamente e não haja problemas.

Como são feitas as entregas na Portaria Virtual?

Com a ausência do porteiro no prédio, encomendas e correspondências devem ser encaminhadas ao zelador do condomínio. Já em condomínios onde não há um zelador, as encomendas só poderão ser entregues diretamente ao condômino.

As encomendas que necessitam da assinatura do comprador ou delivery seguem o mesmo processo que os visitantes: o contato deve ser feito com a central por um interfone instalado na entrada do prédio e o agente entra em contato com o morador.

Para evitar problemas na comunicação, é preciso que todos os condôminos conheçam as regras estabelecidas para entrega de pacotes e correspondências no condomínio, após a instalação da portaria virtual. 

O que acontece se faltar energia elétrica ou conexão com a rede?

Para evitar que isso ocorra, é preciso obter sistemas de redundância que vão funcionar no caso de falhas, por exemplo, ter um gerador em caso de falta de energia elétrica. Alguns condomínios optam por duas conexões de internet. Existindo falha em uma delas a outra é automaticamente acionada.

Além disso, o condomínio que decidir fazer a contratação do serviço deve estar atento aos termos do contrato e verificar que tipo de contratempo está previsto. A empresa que fornece o serviço de portaria virtual deve oferecer opções ao condomínio em caso de falhas. 

Como deve ser feita a provação da Portaria Virtual?

Primeiramente, é fundamental verificar o que diz a Convenção do condomínio e se há necessidade de levar esse assunto à reunião da assembleia. Em caso positivo, é preciso da aprovação de 50% dos condôminos para a instalação da portaria virtual.

Quando é necessário aprovar um serviço em uma reunião da assembleia, é sempre importante ter em mãos o maior número de informações possível sobre o serviço. Empresas, orçamentos, vantagens, desvantagens. Tudo isso faz diferença no momento da decisão.

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