Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Contratar e gerenciar funcionários para o condomínio não é nada fácil. Além de exigir bastante cautela e pesquisa, existem alguns aspectos que devem ser observados por você síndico, no momento da contratação do serviço, como a qualidade e o orçamento limite.
Mas, além desses, outros fatores devem ser levados em consideração no momento da contratação de funcionários para o seu condomínio. Elencaremos a seguir os principais pontos que devem ser observados durante esse processo.
Setores que necessitam de contratação
Você síndico deve, primeiramente, analisar para quais áreas é realmente necessária a contratação de mão de obra qualificada. Por exemplo, se seu condomínio não é muito grande, talvez a melhor saída para você não seja a contratação de um porteiro, mas, sim a utilização de porteiros eletrônicos. Sempre observe, qual o melhor tipo de serviço para você no momento.
Ajuda especializada
Talvez você não esteja acostumado com processo de contratação de pessoas. Para facilitar essa etapa, várias empresas no mercado prestam serviço de recrutamento e seleção profissional. Pesquise e reflita se essa seria uma boa solução para você.
Realização de entrevista
Se preferir fazer o processo de recrutamento você mesmo, é de extrema importância que seja realizada uma boa entrevista. Durante a entrevista, deverá ser exigido e analisado o currículo do candidato, as referências, as experiências anteriores, o atestado de antecedentes criminais, entre outros fatores que podem fazer a diferença para o preenchimento da vaga.
Função de cada colaborador
Um síndico tem que ter bem claro as atribuições que cada funcionário exercerá no condomínio, para que assim, possa verificar as funções, habilidades e conhecimentos prévios que a pessoa deverá ter para o cargo pretendido. Além disso, após a contratação é imprescindível a realização de uma reunião, na qual, você deixará cada colaborador, mais uma vez, ciente de sua função.
Assinar ou não a carteira de trabalho?
A carteira de trabalho sempre deve ser assinada pelo síndico respeitando todas as leis trabalhistas. Assim, não se correrá o risco de problemas futuros como, por exemplo, processos por descumprimento de direitos ou por um acidente de trabalho grave.
Contratar por tempo de experiência
Após a entrevista, se o candidato atender aos requisitos exigidos para a vaga, é recomendado chamá-lo para um período de experiência, no qual, você poderá avaliá-lo profissionalmente de forma muito mais objetiva.
Contratar mão de obra terceirizada
No mercado há uma variedade de empresas que prestam serviços especializados para condomínios. Nesse tipo de empresa, são ofertados serviços para todos os setores, desde segurança até os serviços gerais. No entanto, se você optar por esse tipo de serviço, deverá tomar alguns cuidados, para assim ter a certeza de que fez a melhor escolha para o seu condomínio:
- pesquise as empresas e vá até a sede de cada uma delas, dessa forma, você conhecerá de perto a forma de trabalho de cada uma;
- aproveite a visita e procure conversar com alguns funcionários da empresa, tente se informar sobre o nível de satisfação do mesmo com o trabalho;
- se informe sobre o processo de contratação e supervisão utilizado pela empresa;
- conheça outros contratantes da empresa de seu interesse e veja o nível de satisfação deles com a mesma;
- observe se a empresa possui um padrão de rotatividade muito alto;
- por fim, averigue se a empresa segue todas as leis e direitos trabalhistas.
Agora que você conhece alguns dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora da contratação de funcionários para o seu condomínio, vai ficar mais fácil de gerir todos os serviços necessários para sua administração.
Se você é um síndico novato e ainda ficou com alguma dúvida sobre administração condominial não deixe de acessar o nosso tira dúvidas sobre condomínios.