Tempo de leitura: 2 minutos
A inadimplência no condomínio sempre existiu, mas nos últimos meses, a situação se agravou. Em tempos de crise, essa é uma situação que precisa ser controlada, pois coloca em risco a saúde financeira do condomínio.
Mas uma boa comunicação pode resolver esse problema. Não é só necessário ser assertivo com o morador inadimplente, mas também ter uma boa atitude para informar a todos sobre a importância do pagamento da taxa condominial.
Ao mesmo tempo, é preciso ser compreensivo, e oferecer soluções possíveis para o condômino inadimplente regularizar sua situação. Ter equilíbrio entre firmeza e empatia é o caminho ideal.
1. Conscientize sobre a importância da taxa condominial
Envie uma circular aos condôminos, explicando porque o pagamento da taxa condominial é fundamental não só para as finanças do prédio, mas para o funcionamento adequado de tudo. Informe que o valor arrecadado serve para pagar funcionários, e que é essencial os profissionais manterem suas famílias bem e seguras nesse momento de pandemia.
Lembre-os que a taxa também serve para a manutenção do condomínio, e que o pagamento contribui para manter a economia do setor funcionando bem e assim garantir o funcionamento dos serviços que garantem o bem estar de todos.
2. Use a tecnologia para facilitar o pagamento
Muitas administradoras possuem sites com uma área exclusiva para condôminos onde é possível acessar e imprimir os boletos.
Você também pode automatizar o envio de mensagens de texto com o código de barras e a data de vencimento, como uma estratégia para alertá-los.
3. Converse com os inadimplentes
Infelizmente, você não pode deixar de cobrar os inadimplentes, por pior que seja essa situação.
Lembre-se de que em um momento de crise financeira, as pessoas provavelmente vão deixar de pagar a taxa condominial devido aos baixos valores de juros e multa aplicados. Converse com os devedores, procure entendê-los para chegarem a um acordo. Cada caso é um caso, não tem como você definir uma régua aplicável a todos.
4. Negocie a dívida
Busque alternativas e garanta o fluxo de caixa. Proponha, neste momento, o parcelamento do pagamento da dívida sem juros. Faça um acordo para os juros começaram a ser pagos após alguns meses, use sua criatividade para garantir a entrada de dinheiro para o caixa do condomínio.
5. Não fique preso à inadimplência no condomínio
Reduzir as despesas condominiais é uma eficiente maneira de diminuir a taxa de condomínio e assim sofrer menos com a inadimplência. Para isso você pode contratar uma empresa especializada em receita garantida, que tem muitas opções e facilidades neste sentido. Outras soluções tecnológicas também podem te auxiliar. O importante, neste momento, é ter prioridades, mantenha as manutenções em dia (para evitar gastos maiores futuramente) e dedique esforços ao que é essencial no momento.