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O tempo de utilizar somente o mural do corredor para se comunicar com os moradores passou. Hoje em dia, é necessário dedicação e planejamento para que a comunicação possa ser transparente, objetiva e eficaz. Desta forma, você garante a entrega de informações claras, concisas e corretas.
Quantas vezes a mensagem contida naquele cartaz colado no mural deixou os condôminos mais confusos do que esclarecidos? Quem nunca saiu de uma assembleia sem ter clareza das decisões? A comunicação é uma das principais características humanas e, ao obtermos sucesso nesta área, evitamos conflitos e ganhamos engajamento.
Qualquer gestão eficiente precisa ter uma estratégia de comunicação interna no condomínio. Afinal, um diálogo aberto e claro entre síndico, profissionais e moradores é fundamental para inspirar confiança e alcançar ganhos como:
• a melhoria do convívio entre todos,
• a otimização do tempo do síndico, que é menos solicitado para esclarecimentos, e até
• o aumento na segurança do condomínio, uma vez que as regras estão bem compreendidas pelo coletivo.
O desafio da comunicação pós-pandemia
Com a pandemia, vieram também novos hábitos e desafios. O risco de contágio restringiu o uso das áreas comuns, tiveram determinações para se usar máscaras em áreas públicas, instalação de dispensers de álcool em gel, então tudo precisa ser comunicado corretamente. São mudanças de rotina que podem gerar resistência em alguns moradores. Para evitar mal-entendidos, procure fazer a comunicação de forma direta, transparente e respeitosa. Porém, deixe claro que as regras precisam ser obedecidas.
Canais de comunicação interna no condomínio
Num mundo tão tecnológico, você não vai mais conseguir chamar a atenção dos moradores com avisos colados em elevadores e halls de entrada.
Se a baixa circulação dos moradores prejudica a divulgação de comunicados coletivos, existem outras soluções podem viabilizar a disseminação da mensagem.
Muitos utilizam as redes sociais, como Whatsapp ou grupos do Facebook. É uma alternativa, mas não devem ser utilizados como canais oficiais. É difícil controlar o fluxo de mensagens. Comunicados importantes podem se perder no meio de mensagens pouco ou nada relevantes para o convívio coletivo.
O que se espera da comunicação interna no condomínio?
Uma relação de confiança entre o síndico, moradores e funcionários.
Sendo assim, é preciso ter:
• Mais clareza na gestão
• Menos conflitos
• Mais tempo para o síndico
• Mais agilidade nas decisões importantes do condomínio
• Ganho de autoridade para o síndico
• Aumento da confiança dos condôminos
• Maior adesão a propostas inovadoras
Ferramentas para comunicação interna no condomínio
Para organizar suas atividades de comunicação interna no condomínio, você pode recorrer a aplicativos de gestão.
O Trello e a Asana, por exemplo, permitem que você liste tarefas e monte um calendário com o que deve ser feito. O Formulários Google é uma opção para fazer pesquisas entre os moradores e receber retornos sobre temas, levantando informações antes mesmo das assembleias.
Você ainda pode usar o Google Agenda e deixar claro os próximos passos e eventos do condomínio. Esta agenda pode ser compartilhada entre todos, que poderão consultá-la tanto de computadores como de smartphones.
Para comunicados, informativos ou ênfase em alguma norma, você pode usar aplicativos condominiais.
Invista na comunicação interna do seu condomínio. Não deixe para depois, planeje agora mesmo e tenha ainda mais sucesso na sua gestão.