• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Virei Síndico e Agora? Manutenção Predial – o que você precisa saber

  • Home / Virei Síndico e Agora? Manutenção Predial – o que você precisa saber

Virei Síndico e Agora? Manutenção Predial – o que você precisa saber

A manutenção predial é, basicamente, cuidar de toda a infraestrutura dos prédios de um condomínio. Essa manutenção, inclui precauções com todo sistema elétrico, hidráulico, de segurança e incêndio. Também, pode incluir os sistemas de comunicação e climatização.

 

Manter a manutenção do condomínio sempre em dia exige muito planejamento e recursos financeiros. Porém, é indispensável que a manutenção preventiva seja efetuada periodicamente, dessa forma, poderão ser evitados problemas futuros, colaborando para a economia do condomínio. Por isso, listamos aqui alguns pontos que não podem deixar de serem observados no momento da manutenção.

 

Sistema elétrico

 

Um sistema elétrico defasado pode aumentar o consumo de energia elétrica e, é claro, colocar em risco todos os moradores. Por isso, é importante verificar se as instalações elétricas estão em boas condições e se possível modernizá-las. É possível observar alguns sinais de que é necessária atenção no sistema elétrico no prédio, alguns deles são:

 

  • luzes piscando;
  • quedas dos disjuntores;
  • pequenos choques;
  • quedas de energia constantes;
  • aquecimento das tomadas.

 

Sistema de segurança

 

Os tipos de sistema de segurança variam em cada condomínio. Basicamente é importante verificar se todas as câmeras estão funcionando de forma correta e se os equipamentos como monitores e alarmes também estão operando de maneira adequada. Além disso, se o condomínio conta com cercas elétricas, verifique se a sinalização está feita da forma correta para, para evitar possíveis acidentes.

 

Sistema hidráulico

 

Ficar sem água é extremamente desconfortável e acaba causando vários transtornos no cotidiano dos moradores. Uma manutenção adequada pode evitar o desperdício de água, contribuindo, também, para a economia do condomínio. Por isso, é importante realizar manutenção preventiva nas bombas e sistema de tubulação. Além disso, é importante manter as piscinas  sempre limpas e evitar a utilização da mesma no período do inverno. Em condomínios onde tudo esteja funcionando perfeitamente, o reaproveitamento de água é uma medida inovadora e que pode fazer a diferença. 

 

Sistema de incêndio

 

A manutenção do sistema de incêndio do condomínio deve ser realizada periodicamente. Deve ser efetuada a manutenção desde o alarme de incêndio até a sinalização adequada, não esquecendo dos hidrantes e extintores que devem estar todos instalados conforme as normas, dentro da validade e sem danificações nas mangueiras. A manutenção do sistema de incêndio além de colaborar para evitar possíveis acidentes no prédio, também, pode evitar ações judiciais por omissão.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?