• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Tecnologia em Condomínios

  • Home / Tecnologia em Condomínios

Tecnologia em Condomínios

A tecnologia está presente em quase todos os aspectos da nossa vida e no condomínio não é diferente. Atualmente, há várias tecnologias para facilitar toda a administração do condomínio, de prestações de contas a aluguel das áreas comuns pelos moradores.

 

A otimização dos recursos do condomínio por meio da tecnologia, serve para melhorar a qualidade de vida tanto para os moradores como para as demais pessoas que frequentam e trabalham no condomínio.

 

Muitos problemas cotidianos podem ser evitados quando o condomínio investe em tecnologia, com o acompanhamento do síndicos, da administradora e dos gerentes prediais. É sobre todas as vantagens oferecidas pela tecnologia que falaremos no post de hoje. Confira:


Quais tecnologias existem hoje para prestação de contas?

 

Atualmente há um grande desenvolvimento do uso da internet para a prestação de contas dos condomínios. Isso colabora bastante para o quesito transparência. Por meio da utilização de uma plataforma online, portal da administradora ou aplicativo de smartphone, é possível realizar um acompanhamento em tempo real de todos os lançamentos e despesas do condomínio. Dessa maneira, fica muito mais fácil para síndico, conselho fiscal e condôminos terem acesso à todas as informações referentes a parte financeira do condomínio.


Existe algum facilitador entre síndico e administradora? E entre síndico e conselho?

 

Hoje em dia, já existem alguns facilitadores de comunicação entre síndico e administradora e síndico e conselho fiscal. Um desses facilitadores é o Malote Online, que pode estar disponível tanto em uma plataforma online quanto em um app. Esse facilitador possui a vantagem de oferecer o acompanhamento em tempo real de todas as ações da administradora.

 

Além disso, com ele é possível realizar captura instantânea de documentos, assinatura e aprovação online, agilizando vários processos burocráticos para o condomínio. Já entre síndico e conselho, é possível ter uma pasta de prestação de contas interativa para que cada membro possa também acompanhar de maneira online todos os documentos referentes à gestão condominial.


Há facilitadores para moradores na questão de pagamentos?

 

Tanto aplicativos, quanto sites, podem disponibilizar as cotas online. Muitos também oferecem serviços como emissão de segunda via, alerta e notificações de vencimento das cotas, entre outras funções, colaborando muito para a redução de inadimplência.

 

Existem facilitadores para condôminos no aluguel de espaços como churrasqueira e salão de festas?

 

A tecnologia também pode ajudar no aspecto de gerenciamento das áreas comuns. Assim, plataforma e aplicativo podem oferecer a opção de reservas de espaços do condomínio, colaborando para a organização e melhora na segurança do condomínio. Esse tipo de serviço proporciona muito mais comodidade para o morador e para o condomínio.


E para o controle de encomendas?

 

Já existem alguns recursos de comunicação entre portaria e morador disponíveis no mercado. Esse tipo de recurso permite que o morador receba em seu aparelho smartphone notificações de encomendas, assim, pode-se dirigir até a portaria para retirá-las. Além disso, muitos condomínios já aderiram aos tablets para que seus moradores possam assinar a retirada das encomendas. A adesão dessa tecnologia ajuda a preservar as informações com muito mais segurança e o melhor, tudo em uma base centralizada.

 

Controle de acesso: Como fazer a escolha da tecnologia adequada a ser usada no condomínio?

 

Para fazer a escolha dos equipamentos de tecnologia corretos para o controle de acesso ao condomínio é fundamental realizar um projeto de segurança. Para fazer esse planejamento deve-se levar em consideração o perfil do público do condomínio e o que é necessário para atender às suas necessidades. Somente assim é possível  adequar a tecnologia à comunidade.

 

Que tecnologias estão disponíveis nos dias de hoje para auxiliar na gestão da manutenção?

 

Antes de mais nada é importante ressaltar que o planejamento e execução da manutenção já deve existir por si só. Para isso é necessário possuir um bom cadastro dos equipamentos e ambientes do condomínio. No entanto, ferramentas tecnológicas podem colaborar para o planejamento antecipado dessas manutenções.

 

Essas ferramentas funcionam alertando o usuário de forma antecipada sobre as trocas de equipamentos e manutenções que devem ser realizadas. Além disso, armazenam o histórico de manutenções para que seja possível se manter atento a carga de uso de cada um dos equipamentos de forma individual.


Fora o controle de acesso, o que existe para facilitar o controle da portaria?

 

Hoje existem aplicativos direcionados somente aos porteiros e zeladores. Esses aplicativos permitem que os colaboradores recebam alertas em seus aparelhos sobre qualquer anormalidade ligada ao condomínio. Além disso, possibilita a comunicação praticamente em tempo real com os moradores.

 


Como a tecnologia colabora para a conveniência e convivência dos moradores?

 

Com a tecnologia disponibilizada nas plataformas e aplicativos os moradores têm acesso à  recomendações de fornecedores, informativos do condomínio e comunicação entre os condôminos, substituindo o quadro de avisos de maneira digital.

 

Quais as vantagens da Assembleia online?

 

Por meio da assembleia online, a participação dos condôminos cresce consideravelmente. Dessa maneira é possível permitir que várias pessoas participem efetivamente das decisões do condomínio. Atualmente, já há vários condomínios utilizando esse tipo de tecnologia.


O que podemos esperar para o futuro?

 

A tecnologia vem crescendo a cada dia e não é diferente em condomínios. Hoje em dia, trabalha-se com as opções de ter sensores nas portarias e equipamentos remotos, como portaria virtual, por exemplo. A automação vai colaborar muito para os condomínios, principalmente devido a reunião de dados de operações em um só lugar.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?