• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Qual a importância da manutenção de fachadas?

  • Home / Qual a importância da manutenção de fachadas?

Qual a importância da manutenção de fachadas?

A aparência externa de um prédio é sempre levada em consideração na hora de procurar um imóvel, seja para comprar ou alugar. Por isso, a fachada é uma das partes mais importantes do condomínio e mantê-la sempre com uma boa aparência é essencial para quem mora e, também, para quem é investidor.

 

Zelar pela preservação da fachada é valorizar o patrimônio, afinal quem compraria um apartamento em um prédio com uma fachada desgastada? Além disso, a manutenção da fachada está discriminada no artigo 1.348 do Código Civil como uma obrigação legal de responsabilidade do síndico: “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”.

 

Para o artigo de hoje selecionamos algumas dicas e dúvidas sobre a manutenção adequada de fachadas, confira:

 

Procure um profissional

Antes de iniciar qualquer obra na fachada do condomínio é uma necessidade legal possuir um arquiteto contratado para a execução do projeto. Além disso, é necessário se informar sobre qualquer direito autoral que o arquiteto que fez o projeto original do condomínio possa ter. Isso evitará possíveis processos e desgastes desnecessários.

 

Análise do material da fachada

 

Hoje em dia os materiais utilizados para compor a fachada do prédio podem variar muito. Materiais como pastilhas, concreto aparente, cerâmica, entre outros, requerem tipos de manutenção diferenciada. Por isso é importante a contratação de uma empresa especializada no material que compõe a fachada do prédio e, também, no material que será utilizado na reforma. Isso garantirá a qualidade do serviço e  evitará possíveis problemas estéticos, por exemplo.

 

Programe limpezas periódicas

 

A limpeza e a manutenção da fachada deve estar prevista no fundo de reserva do prédio. A periodicidade da limpeza das fachadas depende da região onde se encontra o prédio. Por exemplo, em regiões mais chuvosas com ruas não pavimentadas a limpeza deve ser muito mais frequente para evitar o acúmulo de sujeira. Além de melhorar a aparência do prédio esteticamente, manter a limpeza adequada pode estender um pouco mais o tempo até a manutenção.

 

Se informe sobre a legislação

 

Em algumas cidades a limpeza e a manutenção das fachadas dos prédios são fiscalizadas pela prefeitura. Ou seja, prédios que não atendam aos requisitos de limpeza ou tempo de manutenção podem ser multados. Além da multa, o condomínio também recebe do órgão fiscalizador um prazo determinado para a execução do serviço.

 

Com qual frequência se deve realizar manutenção na fachada do condomínio?

 

Geralmente, a manutenção das áreas externas do condomínio é realizada a cada três anos. Porém, isso dependerá da frequência com que é realizada a limpeza e, também, do tipo de revestimento da fachada do prédio. Normalmente, os fabricantes dos materiais usados no revestimento, possuem orientações sobre o tempo adequado para a manutenção. No caso das pastilhas e revestimentos cerâmicos, por exemplo, há uma preocupação um  pouco maior, pois para manter o desenho ou coloração já existente, é necessário garantir um estoque das peças, o que pode ser bem difícil dependendo do tempo da obra.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?