• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Qual a finalidade do fundo de obras no condomínio?

  • Home / Qual a finalidade do fundo de obras no condomínio?

Qual a finalidade do fundo de obras no condomínio?

Entre os vários desafios de um síndico o maior com certeza é gerir as finanças do condomínio da melhor forma possível. A criação de fundos de reserva é uma prática comum em muitos condomínios, porém, nem todos contam com um fundo de obras. Por não ser tão popular entre os condomínios, muitos síndicos ainda desconhecem o conceito e a finalidade do fundo de obras.

 

Para tirar todas as dúvidas sobre o fundo de obras no post de hoje falaremos um pouco sobre como funciona essa prática e qual a finalidade de estabelecer esse tipo de fundo no condomínio.

 

O que é o fundo de obras?

 

Diferente do fundo de reservas, o fundo de obras do condomínio é criado em assembleia e pode ser incorporado à convenção. O fundo de obra tem como objetivo arrecadar dinheiro para melhorias especificamente relacionadas à infraestrutura do prédio e só pode ser utilizado conforme essa determinação. Para criar um fundo de obras o síndico deve apresentar aos condôminos no mínimo três orçamentos da obra a ser realizada contendo o valor total dos custos, a forma de arrecadação do valor e, também, o tempo de duração do fundo de obras.

 

Qual a finalidade do fundo de obras?

 

Em alguns condomínios este tipo de fundo é destinado a obras em geral, mas na maioria dos casos o fundo de obras é criado para a realização de uma obra determinada em assembleia, como pintura do prédio, troca de portões, instalação de equipamentos de segurança, entre outros.

 

Assim como a criação do fundo é feita em assembleia, as regras estabelecidas para o uso, também, deve ser aprovadas em assembleia. Por isso, ao fazer a convocação para assembleia o síndico deve deixar bem claro qual a destinação do valor arrecadado no fundo de obras. Caso haja algum imprevisto e o dinheiro tenha que ser utilizado para outro fim, o síndico deverá convocar uma nova assembleia e explicar a situação aos demais condôminos, sugerindo uma outra forma de realizar uma nova arrecadação para a realização da obra determinada anteriormente.

 

O fundo de obras é permanente?

 

Normalmente, o fundo de obras tem um prazo estabelecido pela assembleia no momento da criação e, também, pode variar dependendo da obra a ser realizada no condomínio. É bastante incomum encontrar fundo de obras permanente, pois como foi dito anteriormente, os condomínio já contam com o fundo de reservas para a realização dos demais reparos. Além disso, o valor da taxa de condomínio pode arcar com as despesas ordinárias.

 

Fundo de obras X fundo de reserva

O fundo de reserva é estabelecido pela convenção do condomínio para dar suporte às despesas extraordinárias. A utilização desse tipo de fundo depende de aprovação em assembleia, porém, se o síndico  utilizá-lo em caso de emergências, deverá convocar uma assembleia para explicar todos os motivos e pensar em uma nova forma de reposição para essa arrecadação. Por outro lado, o fundo de obras é facultativo e se destina para uma obra específica na infraestrutura do prédio.

 

Independente de qual tipo de fundo será utilizado pelo condomínio, o importante é sempre mantê-los em contas separadas, dessa forma, a gestão financeira será muito mais transparente e eficaz.

 

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?