• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Inadimplência em condomínios comerciais

  • Home / Inadimplência em condomínios comerciais

Inadimplência em condomínios comerciais

Se você é síndico ou administra condomínios, pode ser que enfrente uma situação bastante difícil que ocorre todos os meses ao fechar o caixa: o desafio de reduzir a inadimplência. Agora imagine o quanto aumenta de tamanho este problema quando estamos falando de condomínios comerciais.

Quando se trata de um condomínio comercial, a inadimplência possui vários fatores agravantes que prejudicam o funcionamento do prédio como um todo. Conheça a seguir alguns dos principais problemas ocasionados pela inadimplência neste tipo de condomínio.

 

Condomínio Comercial

 

O condomínio comercial originalmente veio primeiro que o condomínio residencial. Os prédios comerciais existem há mais tempo, mas hoje, este tipo de condomínio evoluiu, e já temos até condomínios de galpões industriais e também de hangares.

O mais habitual continua sendo os grandes prédios que reúnem lojas e salas. Se gerenciar um condomínio de moradores é algo difícil, imagine então como é a gestão de diferentes empresas que oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços e que possuem objetivos e públicos bem diferentes.

Para um síndico, o condomínio comercial é uma tarefa muito mais complexa e exige mais cuidado com diversos pontos da gestão que não podem ser esquecidos. Se uma empresa não pode parar, diversas empresas então não podem parar de jeito nenhum, isso significa dizer, que um condomínio comercial também não pode parar. Vem daí a complexidade de manter tudo funcionando, o condomínio em segurança e os condôminos felizes.

A saúde financeira do condomínio é fundamental para que possa ser cumprido o planejamento da gestão e a previsão orçamentária, quando existem falhas nessa área, todos mundo acaba prejudicado.

Porém, não é somente o fluxo de caixa que fica comprometido com a inadimplência. A falta de pagamento da taxa condominial acaba acarretando diversos outros problemas que podem atrapalhar a dinâmica de um condomínio comercial.

 

Quais os principais problemas?

 

Um condomínio comercial depende muito mais de uma estrutura funcional do que um condomínio residencial. Dependendo do tamanho do condomínio são dezenas, centenas e até milhares de pessoas passando todos os dias pelo prédio. Para isso é preciso manter:

 

  • Elevadores sempre funcionando – Estamos falando de condomínios com grandes torres, e muitos andares. Um cliente que necessite subir 10 ou 20 andares pela escada, porque o elevador parou de funcionar, é um problema de primeira impressão para qualquer empresa. O custo com a manutenção de elevadores em um condomínio comercial é mais elevado, e sem dinheiro em caixa isso fica inviável.

 

  • Catracas e portas automáticas – Controlar o acesso em um condomínio comercial exige o uso de equipamentos que facilitem a vida dos porteiros e recepcionistas. O uso de catracas eletrônicas com os mais diversos tipos de identificação e as portas automáticas também são equipamentos mais caros tanto na hora da compra quanto na hora da instalação.

 

  • Funcionários – em condomínios comerciais as tarefas se multiplicam, porteiros, recepcionistas, zeladores, limpeza, ascensoristas e diversos outros cargos são necessários. E todos eles possuem turnos e jornadas de trabalho distintas. Os encargos sociais e a folha de pagamento de um condomínio comercial costuma ser muito maior que a de um residencial.

 

  • Segurança – muitos condomínios comerciais nas grandes cidades funcionam 24 horas ou em horários noturnos. Para que todos tenham segurança é preciso investir em sistemas de vigilância, alarmes e na contratação de pessoal.

 

Com isso é possível concluir que o custo para manter um condomínio comercial é bem maior, e quando se enfrenta o problema da inadimplência, todas estas atividades podem ficar comprometidas.

 

A diferença de cobrar empresas

 

Outra grande diferença na hora de lidar com a inadimplência em condomínios comerciais é na hora de realizar a cobrança. Estamos lidando com diversas empresas que possuem suas particularidades na hora de realizar o fluxo de caixa.

Mais do que isso, muitas empresas acabam elegendo prioridades, como pagamento de funcionários e aluguel, antes do condomínio. Como sabemos, não vivemos numa época de crescimento econômico, e com isso, os índices de inadimplência estão sempre crescendo.

O síndico de um condomínio comercial não pode contar com a sorte e ficar sem a receita no final do mês para garantir o pagamento de todas as obrigações. Mas o problema vai um pouco mais além. Na hora de cobrar uma empresa, você pode passar por entraves como:

 

  • Não saber quem cobrar: algumas empresas terão setor financeiro estabelecido, outras terão um funcionário responsável pelos pagamentos. Em outros casos o síndico vai precisar lidar direto com o proprietário. São níveis diferentes de hierarquia e de tomada de decisões. Multiplique isso por dezenas de salas e lojas. A cobrança torna-se uma tarefa praticamente inviável para quem não tem experiência no assunto.

 

  • Não encontrar a pessoa: muitos condomínios comerciais são formados por escritórios e consultórios de profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos, consultores, etc… Estes tipos de profissionais costumam ter uma agenda corrida e nem sempre se encontram no horário que você mais precisa falar com eles. O síndico não terá tempo para fazer esta cobrança, mas uma empresa especializada consegue abordar o condômino de diversas formas e quantas vezes for necessário até resolver o problema.

 

  • Evitar o descontrole da entrada de receita: lidar com a entrada de receita atrasada pode fazer o fluxo de caixa virar um caos e prejudicar a prestação de contas. Quando você separa receita de inadimplência fica tudo mais fácil. De um lado a receita garantida todos os meses, sem erros, nem atrasos. De outro lado o quadro da inadimplência, com controle total do índice, do que está sendo recuperado e das ações que estão sendo feitas para recuperar o que ainda não foi pago. É uma maneira muito mais fácil de gerir o condomínio financeiramente.

 

Como você pode ver a inadimplência em condomínios comerciais gera problemas para todo mundo. O importante é que você saiba que atualmente é possível resolver este problema com soluções seguras e eficientes e garantir o funcionamento perfeito de tudo.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?