• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Gamificação em Condomínios

  • Home / Gamificação em Condomínios

Gamificação em Condomínios

Você sabe o que é gamificação?

Muito utilizada já no ambiente corporativo, esta técnica consiste em oferecer incentivos, a clientes ou funcionários por meio de dinâmicas e mecânicas de jogos. Exatamente como em um jogo de videogame você avança por etapas e conquista pontos ou recompensas. A aplicação do método vem melhorando os resultados das empresas, e como sempre falamos que um condomínio não deixa de ser uma pequena empresa, é hora de aplicar para ter ótimos resultados na gestão condominial também.

Quer aprender como se faz? 

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que a gamificação não pode ser feita com base em questões financeiras. Oferecer descontos ou qualquer tipo de prêmio em dinheiro é proibido.

Use para engajar! 

Uma das principais ferramentas para solucionar problemas comuns no condomínio é a conscientização. E todos nós sabemos como é difícil conscientizar as pessoas de qualquer coisa. Aqui entra a sua visão como síndico empreendedor e antenado, usando o sistema de recompensas do cérebro humano a seu favor.

Quer um exemplo muito simples de gamificação e que você já deve ter usado? As milhas aéreas. Você já parou para pensar como é recompensador trocar milhas por uma passagem? A impressão de viajar de graça, mesmo você tendo pago muitas passagens antes disso?

Agora imagine usar o poder disso para estimular os condôminos a gastarem menos água, ou a separarem o lixo, ou até mesmo a seguirem as normas de segurança.

Que comecem os jogos! 

O ideal é que antes de começar a transformar tudo em game, você como síndico faça uma análise de quais pontos precisam de maior atenção aí no seu condomínio. Você está com dificuldades para diminuir a conta de energia elétrica, ou tem recebido muitas reclamações por barulhos? Faça uma lista de quais problemas você precisa lidar e que podem ser resolvidos com conscientização.

Depois disso, pense em formas de os condôminos avançarem na resolução destes problemas e nas recompensas. Lembre-se que muitas vezes a recompensa pode ser mais psicológica do que material.

Ok, quero ver exemplos! 

Vamos exemplificar para poder ficar mais claro.

Estratégia 1 – No seu prédio os condôminos não conseguem separar o lixo corretamente?

  • Faça um material explicando como deve ser feita esta separação corretamente.
  • Compre um jardim vertical e algumas mudas de temperos.
  • Estabeleça uma meta, se atingida a meta de 90% das unidades separando lixo corretamente, o jardim será sorteado entre todas as unidades.
  • Caso a meta não seja atingida, o sorteio fica para o próximo mês.
  • Converse com o zelador ou com a empresa responsável pela limpeza para que ajudem a medir esta porcentagem.
  • Procure empresas que vendem lixeiras e materiais para casa, e diga que está fazendo uma campanha de conscientização no seu prédio e solicite um desconto para quem for morador na hora de comprar as lixeiras coloridas.
  • Divulgue os resultados constantemente, semana a semana.
  • Mesmo com o problema resolvido, continue a campanha, pois sempre podemos ter novos moradores e para que vire um hábito é preciso tempo.

 

Este foi só um exemplo, você pode usar estratégias de gamificação na economia de água, no uso correto das garagens, na preservação das áreas comuns, na academia, no playground. Lembrando que todo tipo de premiação que precise ser comprada, deve ter aprovação em assembleia.

A gamificação funciona com adultos e crianças, e  você pode estar fazendo algo muito bom para definir um novo perfil dos futuros moradores.

 

 

 

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?