• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Como gerar economia no condomínio de forma eficiente?

  • Home / Como gerar economia no condomínio de forma eficiente?

Como gerar economia no condomínio de forma eficiente?

Os gastos no dia a dia de um condomínio são constantes. Além disso, fatores como os recentes reajustes na conta de energia elétrica,  a inflação e os reajustes dos salários, comprometem ainda mais o orçamento de um condomínio. Diante de tudo isso fica difícil não aumentar o valor da taxa de condomínio, não é mesmo?

 

No entanto reajustar o valor da taxa de condomínio nem sempre é a melhor solução, além de contribuir para o aumento de um outro constante problema dentro do condomínio, a inadimplência.

 

Para que medidas como essas não sejam necessárias, algumas soluções que fazem toda a diferença no orçamento podem ser colocadas em prática pelos síndicos, administradoras e condôminos. Conheça no nosso post de hoje algumas dessas medidas simples que fazem toda a diferença.

 

Orçamento anual

 

Elaborar o orçamento anual é muito mais que a obrigação do síndico ou da administradora. O orçamento anual permite que sejam estabelecidos os limites de gastos para situações financeiras ordinárias. Um planejamento bem elaborado inclui todos os gastos sazonais, os custos fixos, as manutenções preventivas e não pode excluir a inflação prevista para o período analisado.

 

Fazer uma boa pesquisa

 

Fazer orçamentos para a realização de compras para o condomínio não é algo legalmente obrigatório. O que também não quer dizer que seja algo desnecessário de ser feito. Compras e contratações de serviços que envolvam valores mais altos necessitam que pelo menos três orçamentos sejam realizados. Obras maiores no condomínio podem contar inclusive com indicação e tomada de preço pelos próprios condôminos.

 

Negociar os preços

 

Em momentos de crise, fornecedores de produtos e serviços também preferem receber os pagamentos de forma mais ágil, minimizando o prazo de entrega de bens/ serviços e a receita em caixa. Dessa maneira, quanto maior o planejamento para arrecadação prévia de valores e fundos de obras, maior será o poder de negociação do condomínio, conseguindo, assim, descontos para pagamentos à vista ou em números menores de parcelas.

 

Utilize mão-de-obra especializada

 

É importante fazer um levantamento dos custos de manutenção de simples e média complexidade que envolve a parte elétrica, hidráulica, pintura, entre outras. Caso os custos com esses itens citados for menor ao custo de contratação de um zelador, contrate serviços especializados. Mas, se a contratação de um zelador valer a pena para o condomínio, utilize os conhecimentos do funcionário para colaborar na economia do condomínio.

 

Use produtos de linha profissional

 

Caso seu condomínio seja de pequeno/médio porte, considerar adquirir produtos de linha profissional para a manutenção e limpeza pode ser uma ótima ideia. As quantidades presentes nos pacotes e os preços podem ser um pouco maiores, mas o rendimento, qualidade e durabilidade dos produtos são muito melhores em comparação com produtos comuns residenciais.

 

Uso racionalizado

 

Para que a economia de fato aconteça, todos do condomínio devem estar envolvidos na causa. Por isso, é importante que os condôminos também sejam conscientizados sobre o uso racional de energia, água e gás, por exemplo. Principalmente nas áreas comuns, onde não possui fatura individual e o desperdícios de energia é logo notado. É essencial que sejam realizadas campanhas para que todos possam contribuir fazendo a sua parte.

 

Compras colaborativas

 

Se reúna com outros síndicos ou com a sua administradora de condomínio para promover as negociações coletivas para compras e contratações de serviços que afetem a todos. O poder de negociação frente a fornecedores quando realizado juntamente a outros condomínios acarreta em menores preços e melhores formas de pagamentos. Além disso contribui para que o próprio fornecedor possa fidelizar seus clientes.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?