• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Como criar e organizar um bicicletário no condomínio

  • Home / Como criar e organizar um bicicletário no condomínio

Como criar e organizar um bicicletário no condomínio

A utilização da bicicleta como meio de transporte está crescendo cada vez mais, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Além de ser usada como um meio de transporte alternativo e de contribuir para o meio ambiente, a bicicleta, também, é muito utilizada nos momentos de lazer para passeios tranquilos e para a prática de exercícios físicos.

 

No entanto, para quem mora em apartamento é complicado ter espaço para guardar as bicicletas da família.  Por esse motivo, muitos condomínios vêm apostando em ambientes adequados para guardar esse meio de transporte, instalando bicicletários para maior conforto de seus condôminos. Nesse post vamos falar um pouco mais sobre como realizar a instalação de um bicicletário em seu condomínio.

 

Por onde começar?

O primeiro passo para implantar um bicicletário no condomínio é realizar uma assembleia para conversar sobre a proposta. Para a aprovação do bicicletário, o quórum pode variar de maioria simples dos presentes na assembleia (caso são seja realizada nenhuma alteração em áreas comuns do condomínio) a dois terços dos condôminos (caso seja necessária realizar mudanças físicas em algum espaço comum).

 

Verificar o espaço disponível

Após a realização da assembleia, caso a proposta seja aprovada, o segundo passo é verificar um espaço adequado no condomínio. Para condomínios onde não há muito espaço disponível o indicado é fazer a instalação de ganchos nas paredes das garagens. Já condomínios que dispõem de mais mais espaço, o sugerido é fazer a instalação de bicicletários de chão ou de parede.

 

Estabelecer regras de uso

Como em qualquer outra área comum do condomínio, é importante também estabelecer regras de uso nos bicicletários. Para isso, é importante a criação de um regulamento definindo todas as regras de utilização, responsabilidades, entre outros pontos que sejam necessários. Também, é importante que esse regulamento seja aprovado em assembleia e passar a fazer parte do Regimento Interno do condomínio.

 

Deixar claro as responsabilidades do condomínio

No regulamento estabelecido para uso é importante deixar claro que o condomínio não se responsabiliza por furtos ou outros danos causados à bicicleta do condômino. Por esse motivo, é bom fazer avisos e ressaltar a importância de guardá-las de maneira correta e sempre utilizando cadeados.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?