Tempo de leitura: 4 minutos
O seu condomínio está pensando no futuro ou parado no tempo? Um condomínio sustentável garante economia de água e energia, um local mais limpo, conforto térmico e acústico e mais valorização patrimonial ao longo do tempo. Para isso, é preciso criar algumas ações de sustentabilidade junto com os moradores.
Quando se fala em sustentabilidade, sempre se imagina um bicho de sete cabeças. Mas não é bem assim. Muitas tarefas são fáceis e, basta ter motivação e o envolvimento dos moradores.
A sustentabilidade ajuda na redução de custos e melhora a saúde dos moradores. E são várias as ideias que podem contribuir para o avanço sustentável do condomínio. Separe um tempo no seu dia para pensar em diversas ações. E, atenção, neste momento do processo, não tem certo nem errado. O importante é focar em quantidade, estar aberto para ideias incomuns e combinar e melhorar as ideias. Por fim, liste aquelas ações que você pode implementar no condomínio com mais facilidade.
Compartilhe a opinião com os moradores
Com as melhores ideias selecionadas, compartilhe as sugestões com os moradores do condomínio. Pergunte as opiniões deles, peça pontos negativos e positivos para cada ação. Uma dica muito interessante para promover a sustentabilidade é comunicar os benefícios desse conceito para moradores. Comece a falar sobre esse assunto nos grupos das redes sociais. Dessa forma, será mais fácil educá-los.
Quais são as melhores ações de sustentabilidades para condomínios?
Agora que você já sabe como atrair a atenção dos moradores para a questão da sustentabilidade, é necessário criar as melhores estratégias para implementar em seu condomínio. Conheça abaixo cada uma.
Use a coleta seletiva
Isso é o básico da sustentabilidade. A maioria dos prédios já colocaram essa ação em prática, porém, alguns ainda sentem dificuldades de iniciar o processo.
Compartilhe com os moradores os benefícios da separação do lixo e implemente as mudanças necessárias. No início é sempre mais complicado. Depois, vira rotina e hábito para todos.
Instale cisternas
O consumo da água está sempre no topo dos maiores gastos do condomínio. Para reduzir os custos, instale cisternas. Esse aparelho tem capacidade de captar e armazenar a água da chuva, piscina e até do ar-condicionado, gerando economia de quase 50%.
A água da cisterna pode ser utilizadas para diversas situações no condomínio.
- limpeza de áreas comuns;
- irrigação de jardins;
- lavagem de carros;
- reserva de proteção contra incêndios.
Incentive uma horta comunitária
Essa é uma ideia maravilhosa. Além de promover saúde, ela ainda ajuda na convivência amigável dos condôminos. Os alimentos frescos e sem substâncias nocivas melhoram a saúde dos moradores e ajuda a economizar nos gastos com alimentos.
Economia de energia
Além de prejudicial para o meio ambiente, o gasto excessivo de energia é um problema nas contas do condomínio. Incentive os moradores a usarem lâmpadas LED dentro de suas casas. A instalação de sensores de presença e placas solares são outras ótimas soluções para as áreas externas do condomínio.
Outra dica interessante são os jardins verticais nas paredes internas. Eles deixam o clima ainda mais agradável, evitando o uso de ar – condicionado em alguns locais do prédio. Além de lindos!
Quais outras ações que posso implementar no condomínio?
- No jardim, escolha plantas que exigem menos consumo de água. O ideal é procurar as plantas típicas da sua cidade. No entanto, existem algumas que têm essa característica, entre as quais: palmeiras, suculentas e cactos;
- Faça uma campanha no condomínio para usarem mais as escadas. Essa simples atitude reduz energia e ainda melhora a saúde do morador, já que ele estará de certa forma fazendo uma atividade física;
- Se o seu condomínio tem mais de um elevador, deixe somente um ligado naquelas horários que tem o trânsito de pessoas reduzido;
- Faça manutenções periódicas nos equipamentos dos condomínios para impedir vazamentos;
- Se possível, faça mais comunicados por meio de ferramentas online ao invés de papel.
Pequenas e importantes ações podem fazer uma diferença imensa no seu condomínio e trazer impactos consideráveis nos gastos do empreendimento assim como na vida e rotina dos moradores.