Tempo de leitura: menos de 1 minuto
As obras fazem parte da rotina de todos os condomínios. São elas que valorizam o patrimônio e o mantém sempre adequado às necessidades dos moradores da melhor maneira possível. Mas, realizar obras é sempre um momento difícil e que exige muita atenção do síndico. Listamos algumas dicas indispensáveis para você, síndico, passar por obras evitando problemas e prejuízos ao condomínio. Confira:
Tenha tudo planejado
Para realizar um bom planejamento é necessário adquirir o máximo possível de informações sobre a obra a ser realizada no condomínio, além disso, é preciso focar sobretudo na finalidade da obra. O ideal nessa situação é fazer a contratação de um especialista que estude todas as alternativas, técnicas, preços e prazos, Dessa maneira, as chances de algo não sair como o planejado durante a obra serão muito menores.
Calcule todos os gastos
Após definida a melhor técnica a ser aplicada e a melhor empresa para realizar a obra, levando em consideração preço e qualidade de serviço, é chegado o momento de pensar em como será feito o pagamento. É importante ressaltar que pagamentos à vista proporcionam maiores chances de negociação de descontos, por isso, vale a pena pensar em uma alternativa de pagamento imediato. Caso a obra seja de natureza emergencial, administrar o dinheiro de diferentes fundos pode ajudar a conseguir o valor necessário para o pagamento da obra. Dessa maneira, o rateio entre os moradores terá um valor muito mais baixo.
Tenha a aprovação dos moradores
É importante ressaltar que o artigo 1.348 do Código Civil, define os tipos de obras dos condomínios classificando entre: Necessárias, Úteis ou Voluptuárias . Por esse motivo, dependendo do tipo de obra a ser executada, talvez seja necessária a convocação de uma assembleia extraordinária para sua aprovação. Nesta assembleia, também, pode ser constituída uma comissão de obras para auxiliar na fiscalização e que irá representar os interesses dos demais condôminos. Apenas após a aprovação, a empresa poderá ser contratada para dar início à obra.
Principais problemas em obras
Mesmo após seguir todos esses passos, durante a obra podem acontecer alguns imprevistos, conheça os mais comuns:
Projetos mal elaborados: um projeto com falhas pode não resolver o problema do condomínio e, além de tudo, causar a sensação de dinheiro jogado fora;
Atrasos: retardos no cronograma da obra podem ser causados por diversos motivos, como falta de material ou de mão-de-obra, por exemplo.
Utilização de materiais de baixo custo: isso pode ocasionar que a obra tenha pouco tempo de durabilidade, sendo necessária uma nova obra em pouco período de tempo.
Processos trabalhistas: podem ocorrer a abertura de processos trabalhistas por parte de funcionários de terceirizadas que trabalharam na obra de maneira irregular. Por isso, é importante no momento da contratação da empresa que realizará a obra, obter informações sobre a reputação, referências e, também, consultar a qualidade do serviço prestado.