Tudo o que você precisa saber sobre o Débito Direto Autorizado (DDA)

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O Débito Direto Autorizado chegou para mudar a forma como realizamos nossos pagamentos. O DDA é um sistema que permite realizar transações e consultar de forma eletrônica todos os boletos emitidos de qualquer instituição financeira desde que estejam nomeados para a mesma pessoa.

 

O sistema DDA é uma iniciativa das instituições financeiras no qual fica muito mais fácil controlar todas as contas mensais pela Internet e, além disso, ajudar ao meio ambiente excluindo o acúmulo desnecessário de papéis.

 

Conheça um pouco mais como funciona o Débito Direto Autorizado- DDA.

 

Como funciona?

 

O DDA funciona como um sistema para acesso de boletos, no qual, todos pagamentos são realizados de maneira online, por telefone ou ainda utilizando o caixa eletrônico. No DDA o banco envia ao cliente um boleto eletrônico e o pagamento é realizado após autorização. Além disso, os boletos eletrônicos podem ser acessados em qualquer uma dessas plataformas, permitindo um pagamento muito mais rápido, prático e seguro.

Quais contas podem ser pagas usando o DDA?

 

Todas as cobranças feitas através de boletos bancários como condomínio, escola, seguros, financiamentos, entre várias outras. Contas de serviços públicos como água e luz não podem ser pagas por meio de DDA.

 

Quais as vantagens?

 

Segundo a Febraban (Federação dos Bancos) uma das maiores vantagens é não haver mais a necessidade de emissão de boletos em papel, o que acaba gerando economia e ajudando ao meio ambiente. Outra vantagem é a redução das filas nas agências bancárias.

 

Para o cliente, a maior vantagem desse sistema é oferecer muito mais comodidade e segurança, permitindo acessar os boletos de várias formas e em qualquer lugar. Além disso, descarta qualquer tipo de problemas com envios e recebimentos com os correios e o pagamento ocorre no prazo máximo de 1 dia útil.

 

Então, para os clientes que já utilizam os sistemas eletrônicos para pagamento de suas contas, o DDA auxiliará ainda mais reduzindo o prazo de cobrança e agilizando muito mais a rotina do usuário, já que este terá acesso a todos os boletos em um só lugar.

 

Como aderir ao sistema?

 

Cada banco tem um sistema de registro para empresas, mas o processo é muito simples em todos. Você pode aderir pela internet e o que o banco faz a partir daí é rastrear nos dados do DDA se o sacado (cliente) é um sacado eletrônico. Caso seja, ele envia a cobrança eletrônica. Para receber seus boletos eletrônicos, basta se registrar neste mesmo cadastro.

As principais instituições financeiras do país já aderiram ao sistema. Para utilizar o serviço, o cliente deve acessar o Internet Banking do seu banco e clicar na opção DDA. Após clicar na opção DDA o cliente deve  escolher a conta de depósito e continuar seguindo todas as instruções de cadastramento para “sacado eletrônico”.

O sistema de dados do DDA é único e um cobrador de um banco pode enviar faturas para sacados que possuem conta em outra instituição financeira sem o menor problema.

O serviço de DDA pode ser cancelado a qualquer momento e, além disso, o cliente pode optar por continuar recebendo os boletos impressos em sua residência normalmente.

Nossos boletos aqui na GI Condominial são emitidos com o sistema DDA, basta os condôminos ativarem esta funcionalidade em seus bancos.

Veja como aderir ao sistema DDA nas principais instituições financeiras:

 

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