Qual a real inadimplência do seu condomínio? Você sabe responder?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma pergunta que muitos síndicos não sabem responder tão prontamente é qual o tamanho da inadimplência do condomínio que estão gerindo.

Em alguns casos, os síndicos até sabem informar as unidades devedoras e o tempo em que estão inadimplentes, mas não sabem mensurar o tamanho e o impacto deste problema na gestão e na saúde financeira do condomínio.

O fato é que a inadimplência condominial é fator determinante para gestão, pois gera um impacto direto na elaboração e formação da previsão orçamentária anual, e consequentemente no bolso de todos os condôminos.

Por exemplo : condomínio com taxa média de inadimplência mensal de 10% no decorrer do ano, para a próxima previsão orçamentária, terá que considerar um aumento de no mínimo 10% nas taxas condominiais, para suprir os pagamentos das despesas ordinárias do condomínio.

Com a crise e o aumento da inadimplência em condomínios, esses números tendem a não parar mais de crescer. Uma vez que a cada dívida que fica sem ser cobrada e vai acumulando, mais difícil pro condomínio recuperar estes valores e pro condômino quitar esta dívida.

A inadimplência também atrapalha muito a imagem da gestão do síndico, que na assembleia anual vai ter que explicar o aumento dos valores para quem está em dia e ainda explicar porque não encontrou uma alternativa para zerar a inadimplência.

Fato relevante é, que, a inadimplência condominial deve ser analisada da seguinte forma :

  • inadimplentes do mês ( atraso máximo de 30 dias)
  • inadimplentes entre 30 e 90 dias
  • inadimplente contumaz, ou seja, aquele que não paga há mais de 90 dias

 

Quando você não faz uma análise aprofundada e um acompanhamento mensal, certamente o condomínio terá problemas de fluxo de caixa.

A GI – Gestão de Inadimplência Condominial transforma todo esse processo em um caminho fácil e descomplicado.

  • Primeiro porque nosso primeiro passo é implantar a Receita Garantida em seu condomínio, ou seja, os valores de todas as taxas condominiais repassados ao condomínio mês a mês.
  • Depois porque assumimos todo o processo de cobrança, trazendo tranquilidade, segurança jurídica e financeira para a gestão condominial.

 

Não perca mais tempo, solicite agora mesmo uma análise gratuita da situação financeira do seu condomínio. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *