• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Aluguel do topo de prédios para antenas: quais cuidados devo ter?

  • Home / Aluguel do topo de prédios para antenas: quais cuidados devo ter?

Aluguel do topo de prédios para antenas: quais cuidados devo ter?

Ampliar a arrecadação do condomínio sem precisar aumentar o valor da taxa mensal é a vontade de muitos síndicos. Uma opção para conseguir esse dinheiro extra é alugando o topo do prédio para a instalação de antenas de telecomunicação, tv ou rádio transmissoras. A proposta é bastante tentadora, mas você sabe quais os cuidados que são necessários e como viabilizar essa nova fonte de renda?

Para tirar essa e outras dúvidas no post de hoje listamos algumas informações sobre locação e instalação de antenas em topo de prédios. Confira:

 

Todos os prédios podem receber instalações de antenas?

Primeiramente, deve ser analisado se o prédio é considerado adequado para a instalação de antenas. O primeiro ponto a ser observado é a localização do prédio, geralmente, prédios mais altos e com bastante áreas abertas ao redor são mais atrativos para esse procedimento. Outro ponto a ser analisado é a demanda de serviço na região do prédio, caso já existam muitas antenas na região é provável que já possuam cobertura suficiente.

 

A regra para instalação de uma antena é possuir uma distância mínima de 100 metros de proximidade de outra antena já existente na região.Além disso, a proximidade com hospitais e escolas de ser no mínimo de 50 metros de distância. Já a documentação necessária para viabilizar a instalação da antena é a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e do Laudo Técnico do pára-raios e, também, da ata da assembleia concordando com a instalação da antena no topo do prédio.

 

Quem deve decidir sobre o aluguel do topo do prédio?

Como na maioria das decisões de um condomínio, essa também deverá passar por uma assembleia para votação de todos moradores. Para se informar sobre o quórum  de aprovação necessário para viabilizar o aluguel o síndico deve analisar a Convenção do condomínio.

 

O que os moradores ganham com isso?

Dependendo do valor do aluguel, a renda extra pode até mesmo gerar diminuição do valor da taxa de condomínio mensal, podendo sobrar dinheiro para o fundo de reserva. O valor do aluguel pode variar muito, porém, é possível observar locações que variam entre 2 e 8 mil reais por mês.

 

Como faço para encontrar interessados na locação?

A melhor forma de conseguir interessados é realizando contato direto com grandes empresas de  telecomunicação. Esse contato pode ser feito através de e-mail ou cadastrando o condomínio no site da empresa, se colocando à disposição para o aluguel.

 

Vale lembrar que para evitar que a renda extra se torne também um custo extra, é necessário verificar a infraestrutura do prédio antes de realizar a instalação. Estando tudo certo é só aproveitar a renda extra e aplicar sempre em melhorias para o seu condomínio.

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?