• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

7 principais causadores de conflitos em condomínios

  • Home / 7 principais causadores de conflitos em condomínios

7 principais causadores de conflitos em condomínios

Todo mundo que mora ou já morou em condomínio já viveu ou pelo menos presenciou conflitos entre vizinhos. Situações do cotidiano podem se tornar grandes problemas e até mesmo acabar com a  política da boa convivência entre alguns moradores. Alguns especialistas e síndicos, costumam apontar como as principais causas de conflitos os 5 “Cs”: criança, cachorro. carro, cano e calote, porém, essa lista pode ser ainda mais extensa.

Para fugir desses conflitos listamos as principais causas de desentendimentos em condomínios, fique atento:

1- Crianças

A permanência de crianças nos corredores do condomínio pode ser uma das causas de conflitos mais comuns em condomínio, principalmente, se o condomínio não possui área de lazer. Além disso, crianças  têm muita energia pra gastar, por esse motivo, é comum ver ou ouvir os condôminos mirins correndo pelo apartamento ou áreas comuns do condomínio.

 

2- Cachorros

Até pouco tempo atrás na maioria dos condomínios era proibido possuir animais de estimação. No entanto, em vários lugares do Brasil, estabelecer essa regra na convenção do condomínio se tornou algo ilegal. A maior reclamação em relação a cachorros são com os latidos altos ou com cocô em calçadas e demais áreas comuns do condomínio. Por outro lado, os tutores dos animais reclamam de obrigatoriedades como uso de focinheira e limitação de quantidade de animais.

 

3- Carro

Carros e vagas de garagem são outros causadores de conflitos sempre presentes em condomínios. A maioria dos conflitos são causados por veículos mal estacionados dificultando a passagem e manobra dos demais carros na garagem e, também, reclamações sobre tamanho e local da vaga. Além disso, muitas pessoas reclamam de portões abertos e velocidade acima do limite dentro do condomínio.

 

4- Cano

Problemas com vazamento no encanamento são grandes causadores de conflitos entre vizinhos. Normalmente, os vazamentos não estão ao alcance da visão o que dificulta ainda mais na resolução do problema. Além disso, vários outros fatores podem acabar virando conflito como o dono do apartamento causador do vazamento não ter como pagar as despesas com encanador ou até mesmo demorar para resolver, entre outros.

 

5- Calote

A inadimplência com pagamentos relacionados ao condomínio vem crescendo cada vez mais. Isso talvez ocorra devido a baixa taxa de multa por atraso do boleto de condomínio, apenas 2%. A inadimplência acaba prejudicando todo condomínio e dificultando o andamento de obras e melhorias.

Você sabe calcular a real inadimplência do seu condomínio?

6- Barulho

O barulho é o campeão de reclamações em qualquer condomínio. Barulho de criança correndo, cachorro latindo, salto ou móveis arrastando, música alta, não importa qual seja o tipo, o barulho sempre é motivo de incômodo.

 

7- Cigarro

Vizinhos que fumam na janela do apartamento acabam incomodando vizinhos não fumantes com a fumaça. Além disso, alguns moradores possuem o costume de jogar as cinzas e bitucas pela janela o que já é proibido em alguns condomínios. 

E aí no seu condomínio, qual o maior causador de conflito? E como você faz para resolver?

Este post foi escrito em duas partes. Clique aqui para saber como resolver conflitos no condomínio! 

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?