• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

7 passos para elevar a qualidade da sua gestão condominial

  • Home / 7 passos para elevar a qualidade da sua gestão condominial

7 passos para elevar a qualidade da sua gestão condominial

A administração de um condomínio exige do síndico uma série de atividades que devem ser executadas com muita competência e cautela para garantir uma gestão de qualidade em todos os aspectos, o que torna a função nada fácil. Porém, cabe ao síndico desempenhar as funções da melhor maneira possível e se tornar essencial para o seu condomínio.

Se você foi escolhido síndico do seu condomínio e deseja executar as tarefas da função com qualidade, acompanhe as dicas que preparamos no post de hoje.

 

1- Procure conhecimento na área

Durante a sua gestão no condomínio, você terá que desempenhar diferentes tipos de atividades e em várias áreas. Por isso, cabe a você a tarefa de buscar sempre por conhecimento para, dessa forma, garantir uma excelente gestão.

O melhor jeito para se tornar um bom síndico para o condomínio é estar buscando constantemente  por atualização e qualificação. Sempre que possível participe de palestras, cursos, realize leituras e dialogue com outros síndicos. O conhecimento é fundamental para uma gestão de sucesso.

 

2-  Conheça muito bem as regras do condomínio

Uma das primeiras ações que você deve tomar se está interessado no cargo de síndico é ler atentamente o Regimento Interno e a Convenção do seu condomínio para, assim, saber com precisão quais são as regras que devem ser seguidas.

Conhecer as regras internas do condomínio é fundamental para uma gestão de qualidade, porém, o síndico também deve sempre estar atento a toda a legislação que rege a área, seja ela municipal, estadual ou federal.

 

3- Seja organizado com suas tarefas

Para ser um bom síndico é essencial ser uma pessoa organizada e comprometida com a rotina de trabalho que a função exige. Ser síndico é uma função que pode ser muitas vezes trabalhosa, que se faz necessário lidar com questões burocráticas e manter o controle de todas as documentações.

Por isso é tão importante que você seja uma pessoa organizada, responsável e dedicada às tarefas que envolvem a gestão do condomínio, sabendo desenvolver as atividades de maneira planejada.

 

4- Mantenha uma boa comunicação entre todos

Um dos quesitos mais importantes para ser um bom síndico é saber manter uma boa comunicação entre todos os condôminos. Além disso, é fundamental ter  um bom relacionamento interpessoal com todos os moradores.

Para isso, seja um síndico participativo e que saiba ouvir os demais moradores, sempre aberto ao diálogo. Essas ações irão ajudar muito em tomadas de decisões para melhorias do condomínio.

5-  Tenha uma equipe qualificada

Uma gestão eficaz  e de qualidade não é apenas resultado de um bom síndico, mas também, de uma boa equipe. Por isso, você deve trabalhar com os melhores funcionários e empresas prestadoras de serviços para contar com uma equipe preparada para atender a todas as necessidades do condomínio da melhor maneira possível.

Um bom síndico deve proporcionar treinamentos e qualificação para sua equipe de funcionários com a finalidade de otimizar a administração e evitar problemas devido a falta de capacitação.

6- Faça uma gestão transparente

Um bom síndico sempre trabalha com ética e transparência. É dever do síndico controlar todas as despesas do condomínio, trabalhando com muita transparência na gestão financeira e na prestação de contas aos moradores.

A gestão financeira é interesse de todos os moradores do condomínio, por isso, é obrigação do síndico tornar todas as informações sobre despesas pública para que os moradores possam ter acesso a qualquer momento. É importante ressaltar que cabe ao síndico agir de maneira ética e transparente para contar com o apoio e confiança de todos os moradores.

7- Conte com o apoio de conselho

O Conselho é essencial para uma gestão eficaz dentro do condomínio. Como foi dito anteriormente, é função do síndico apresentar sempre uma postura transparente e realizar as prestações de contas aos moradores durante a sua gestão. Mas, para isso, é importante que o síndico conte com o suporte do conselho, principalmente, quando se trata das finanças do condomínio.

É função do conselho realizar a fiscalização da prestação de contas, analisar os contratos, revisar e emitir pareceres, garantir uma previsão orçamentária adequada, entre outras funções. Assim, o conselho fiscal ajudará a manter o equilíbrio financeiro do condomínio e permitirá uma gestão financeira muito mais transparente.

 

E você, o que faz para ser um ótimo síndico? Conta pra gente nos comentários!

Leave Comments

×
Olá 👋Precisa de ajuda?