• Av. Prefeito Osmar Cunha 183 | Ceisa Center, Sala 711 A - Centro.
  • atendimento@gicondominial.com.br
  • (48) 3024-2037 | 3030-0037 | 99160-9889

Dia do Síndico

Dia do Síndico

Vivemos na era do fácil acesso. Hoje, no 30 de novembro de 2017, comemoramos o Dia do Síndico em uma era que é marcada pela rapidez com que temos acesso a informações de todos os tipos, através dos smartphones que usamos todos os dias.

O que todos nós esquecemos é que facilidade de acesso a informações não significa transparência. E transparência é uma qualidade que todos nós brasileiros devemos buscar e honrar atualmente.

O que nos faz confiáveis? A experiência? A credibilidade? O tempo de relacionamento? O passado, o presente ou o futuro? Nada nos faz ter mais confiança do que transparência. Quando somos e praticamos atos transparentes, estamos dizendo ao mundo que não compactuamos com estas pessoas que adoram fazer tudo escondido.

E não apenas praticam atos ilícitos, mas também se esforçam em parecerem bons, honestos e confiáveis. E depois se esforçam mais ainda em desmentirem fatos quando são descobertos.

Ser transparente e claro exige muito menos habilidades de todos nós. Não precisar mascarar, inventar histórias, fazer conjecturas poupa tempo e energia que podemos canalizar para sermos cada vez mais produtivos.

A partir do momento em que você tem uma gestão aberta, acaba criando também uma rede de fiscalização, compartilhando as responsabilidades com todos.

E não estamos falando aqui apenas de transparência financeira. As pessoas perderam a capacidade de dizer o “não sei”. Temos que valorizar cada vez mais quem tem a honestidade de dizer “não sei” e procura ajuda, procura aprender, procura quem sabe. Quem diz que sabe e não sabe tem muito mais chances de meter os pés pelas mãos.

Saber ouvir é outra grande capacidade que estamos perdendo. Cada vez mais individualistas, estamos perdendo a capacidade de ouvir o outro, de ter um bom conselho, de compartilhar conhecimento. E a gente sabe o quão importante é para um síndico a capacidade de saber ouvir.

Ser transparente é também saber lidar com erros. Que vão acontecer e podem acontecer com qualquer um. O erro ao contrário do que estamos acostumados a pensar, não é execrável, é aprendizado.

É a chance que temos de acertar novamente, e aprender com aquilo. É claro que erros graves podem ter impactos maiores, mas com certeza qualquer erro grave poderia ter sido evitado quando nós somos capazes de dizer “não sei” e quando nós somos capazes de ouvir.

Tudo isso é para reafirmar que nós que lidamos com a administração condominial, precisamos sim, estar cada vez mais atentos e comprometidos com uma gestão eficiente e transparente. Somos o segundo menor núcleo gerenciável de uma sociedade, ou seja, cabe a nós reverberar os bons exemplos para quem sabe um dia eles cheguem às grandes esferas.

Neste Dia do Síndico, mais do que parabenizar cada um por ter aceitado esta tarefa que é um importante papel social, nós queremos incentivar todos a fortalecerem esta rede de sustentação que pode fazer com que o dia a dia de todos seja mais fácil e leve.

Vamos conversar mais, vamos compartilhar angústias, alegrias, problemas e soluções. Que a transparência seja a nossa bandeira, e que todos nós sejamos exemplos para este país.

Parabéns a todos os síndicos pelo seu dia!

Emilio Petry – GI Condominial

Leave Comments